terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Entrevista com Milton Coelho da graça

A radio conhecimento tema  honra de apresentar uma entrevista com Milton Coelho da Graça ,jornalista,ligado ao PCB nas épocas mais difíceis da vida brasileira e jornalista capaz de sozinho editar um jornal.Além do mais amigo de meu falecido pai Tércio Caixeiro.Ele não se lembra mas foi ele quem apresentou a minha mãe a meu pai.




1)Quando você entrou no Partido Comunista?Foi na Faculdade?
Na Faculdade eu era da Juventude Comunista, o Tércio já era do Partido.
2)Você conheceu meu pai na faculdade ou antes?
 Conheci na Faculdade
3)como você recebeu a denúncia de Kruschev sobre os crimes de Stalin?Você se considerava um stalinista?
A denúncia de Kruschev foi muito debatida e teve total apoio da Juventude.  A ditadura na Rússia era vista como um mal necessário por conta da guerra. 
4)E a partir do golpe de 64?Foi aí que você foi para Pernambuco?Qual era sua tarefa lá?
Fui para Pernambuco no início da campanha eleitoral de 1963 brasileira porque a Última Hora decidira lançar o jornal em Recife e me propôs um belo aumento salarial para eu ser chefe da redação.  E eu topei. 
5)Você participou do Congresso do Partido em 67?Pode dar uma descrição do que aconteceu lá?
 Depois da eleição de 1963, não cheguei a novo acordo com Samuel Wainer e fui trabalhar no Jornal do Comércio e nas revistas técnicas da Sudene.  Nem tomei conhecimento do Congresso do Partido. 
6)Você foi preso porquê?Chegou a ser encapuzado não é?
Depois do golpe em 64, fui demitido do JC e da Sudene, preso e só saí no fim do ano por um habeas corpus do Supremo Tribunal..  Voltei ao Rio e comecei a trabalhar em revistas e sem vínculo com o partido.  Depois do AI-5 em 68 e já transferido para a Editora Abril em São Paulo é que voltei a pensar em política, mas só escrevendo artigos. .  Fui preso por ter ligações com o governador Miguel Arraes
7)qual a visão que você tem do socialismo real hoje?Deveria voltar?Deu certo?Ainda há espaço para o comunismo no futuro?E qual o papel do PPS no Brasil de hoje?
Não tenho a menor dúvida de que, ainda neste século, as idéias socialistas serão dominantes na maioria dos países do mundo.  As pesquisas de Piketty comprovaram que o sistema capitalista deixou de ser o mais eficiente.  Índia, Japão, Coréia, a maioria dos países africanos, pelo menos metade dos países europeus, Estados Unidos e Canadá terão governos socialistas   antes de 2070.  O Brasil e a América Latina, depois disso.

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário